Financiamento empresarial um bom momento para o Brasil.
- Valor Consultoria
- 15 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Por Renato Peixoto
Sócio Diretor da Valor Consultoria em Negócios
Um dos meios de viabilizar negócios e, principalmente, alavancar o crescimento de empresas é via financiamento. As empresas brasileiras estão em um momento oportuno para contrair empréstimos em qualquer setor produtivo.
Estamos na maior crise econômica de nossa história, bem como o restante do mundo. A crise afetou o giro das mercadorias e atingiu em cheio o faturamento de grandes e pequenos negócios. O momento exige cautela para a tomada de decisões e caminhos devem ser analisados, escolhidos e trilhados. O financiamento será uma das principais ferramentas para manutenção da folha de pagamento, duplicatas de fornecedores e créditos não recebidos de clientes.
Cenários Macro do país
A Selic, taxa básica de juros no país nunca esteve tão baixa. Definida pelo Banco Central, a Selic é referência para a oferta de financiamento por bancos comerciais ou de fomento. Quando o país tem uma baixa taxa básica de juros, torna-se mais favorável o investimento privado, uma vez que os títulos públicos, conhecidos investimentos em renda fixa, tornam-se menos atrativos para os investidores, pois há baixa remuneração sobre o capital investido.
Hoje, a taxa de juros está em 3% ao ano, conforme decisão do COPOM em abril de 2020. O gráfico abaixo apresenta a série história da SELIC de abril de 2019 a junho de 2020:

Além disso, o Brasil já possui mais de 20 anos com moeda estável, tendo aprendido a lidar com a inflação e preservar o valor da moeda. Mesmo que neste período tenha havido alguns anos com inflação acima da meta, nos últimos percebe-se a estabilização dos preços que, aliada à baixa taxa de juros, pode ser o motor de crescimento empresarial para que o país gere emprego e renda.
Portanto, baixa taxa de juros e baixa taxa de inflação são indicadores favoráveis ao financiamento, dado que o valor do dinheiro tende a permanecer o mesmo ao longo do tempo (curto prazo) e o valor a ser pago pelo financiamento é baixo, pois os juros de bancos comerciais e de fomento tendem a diminuir.
É fato que no Brasil os bancos comerciais não conseguem uma diminuição brusca das taxas dado o perfil de endividamento de seus clientes, sendo hoje praticado na faixa de 12% a 15% ao ano. Porém, bancos de fomento como o Banco do Nordeste, que apresenta taxa altamente favorável ao empreendedor, possui hoje linhas de financiamento a 2,5% ao ano.
No entanto, apesar de um cenário favorável, é importante estar atendo para alguns cuidados na hora de contrair um empréstimo.
Atenção na hora de buscar um empréstimo
O primeiro ponto é: empréstimo é dívida, um passivo para o seu negócio, uma obrigação a ser quitada no futuro. Ter isso em mente é fundamental para saber se há realmente a necessidade de contrair empréstimos, pois esse valor será cobrado no futuro com os juros contratados.
Em seguida, deve-se atentar que o empréstimo deve ser aplicado na atividade produtiva, para que favoreça ganhos financeiros (lucros) que justificarão o pagamento dos juros e do montante financiado. Jamais desvie a finalidade do dinheiro contraído via empréstimo, pois pode se tornar um sério problema para a saúde financeira do seu negócio ou para o seu patrimônio pessoal.
Verifique o contrato e suas variáveis, o valor dos juros, carência, prazo e forma de pagamento. É fundamental para o planejamento financeiro da sua empresa. O foco deve ser empregar o financiamento na criação de valor e produção, pois o empréstimo por si só não irá fazer milagre.
Deste modo, entendemos o cenário brasileiro altamente favorável ao financiamento empresarial. Isso é um fato. Porém, pensando na realidade de cada empresa, é importante analisar a necessidade e a capacidade para quitação do empréstimo, fazendo estimativas otimistas e pessimistas para suas receitas, buscando sempre tomar uma decisão acertada.
Este artigo foi importante para você? Comente e nos ajude a trazer mais informações relevantes.
Se precisar de ajuda na análise da estratégia de financiamento para a sua empresa, entre em contato conosco. Estamos à disposição!





Comentários